Convocados na 1º chamada devem comprovar informações até esta terça-feira

Inscrição Prouni 2019 – É natural que os estudantes brasileiros que estão concluindo os seus estudos colegiais comecem a se preparar, desde já, para buscar um bom curso em uma instituição de ensino superior de qualidade. E para facilitar a vida destes alunos, o Governo Brasileiro criou alguns programas educacionais que disponibilizam bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades de todo o país, onde um dos mais conhecidos é o Prouni.

Com a aproximação de uma nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio, muitos destes estudantes já começam a se dedicar bastante aos estudos dos assuntos trabalhados no ensino médio, visando obter uma boa pontuação nas provas e na redação aplicada por este processo de seleção. O Prouni 2019 é ligado diretamente ao Enem e é por meio da nota obtida no Exame que o participante consegue uma vaga de bolsista em uma Faculdade particular.

E a dúvida que muitos alunos que desejam ingressar em uma faculdade têm em comum é a de como conseguir esta bolsa concedida pelo Programa Universidade para Todos. Continue a leitura do artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas a respeito deste programa e veja também como fazer a sua inscrição Prouni.

Inscrição Prouni

Realizar a Prouni inscrição é um processo essencial na vida de muitos estudantes brasileiros, principalmente para aqueles que não têm condições suficientes de pagar uma faculdade particular. As oportunidades de bolsas de estudo que o Prouni oferece são ótimas, portanto é essencial que os interessados se dediquem bastante para tirar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos, conhecido popularmente pela sigla Prouni, é um programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que concede, todos os anos, bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior privados em todo o território brasileiro.

Estas oportunidades podem ser encontradas para cursos de graduação e sequenciais de formação específica e são oferecidas para os estudantes que não possuem diploma de nível superior.

A iniciativa de criar este programa foi essencial, pois além de conceder estas bolsas de estudos, as inscrições Prouni 2019 também servem como uma forma de incentivo para que os alunos se dedicassem mais aos estudos tanto em sala de aula, quanto para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. É interessante que os interessados nas bolsas oferecidas acessem o site do programa para conferir mais detalhes sobre o período de inscrições.

Quem pode se inscrever

O programa exige alguns requisitos para que o estudante possa ser bolsita do Prouni, e além disso, as vagas só podem ser concorridas por participantes que não possuem diploma de nível superior. Veja abaixo os requisitos que precisam ser atendidos na inscrição para o Prouni 2019:

  • Ter cursado todo o ensino médico em escolas públicas;
  • Ter concluído todo o ensino médio em condição de bolsista integral em escolas particulares;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escolas públicas e outra em particulares como bolsista integral da própria escola;
  • Ser professor em instituições de rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e que faça parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública em que ensina. Em casos deste tipo, requisitos de renda não são exigidos;
  • Possuir algum tipo de deficiência.

É muito importante ficar atento à estas exigências, pois se o estudante não atender à pelo menos um deles, o mesmo não poderá estar concorrendo às bolsas de estudos. No site do Prouni 2019, os interessados podem conferir informações mais detalhadas sobre os requisitos, além de verificar também quando será aberto o período de inscrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *